Óleos Essenciais: O que são e como usá-los?

Muito se fala sobre os óleos essenciais. Mas o que são de fato?

Os óleos essenciais são compostos aromáticos que as plantas produzem para diversas funções, desde conservação e reprodução, atraindo a polinização, até sua cura e regeneração.

Esses óleos podem ser encontrados em diversas partes da planta, como folha, flores e fruto, e são definidos pelo seu método de extração. Só é possível obter um óleo considerado essencial através de métodos físicos, ou seja, que não usam componentes químicos. Em geral, os métodos utilizados são a destilação e a prensagem.

Os óleos essenciais são produzidos pelas plantas através de um processo bioquímico induzido pela luz do sol. Por isso, de um ponto de vista energético, entende-se que essa substância carrega em si a energia vital, ou prana – o princípio da vida. A ideia é que as moléculas do óleo essencial contenham em si o segredo da existência, a verdade, todo o universo em si! Por isso mesmo são super complexas e poderosíssimas.

A energia do sol é materializada no processo da planta de produção do óleo essencial, de modo que em contato com ele, podemos estar em contato direto com a própria luz. Além disso, toda a imagem da planta, ou o conjunto de suas características, forças, propriedades medicinais, encontra-se reunida em seu óleo essencial.



almanati-calendula

O termo “essencial” vem da expressão “quinta essência”, cunhada primordialmente por Aristóteles. O filósofo acreditava que o universo era composto pelos quatro elementos por nós conhecidos (fogo, água, terra e ar) e um outro quinto elemento, sendo ele uma energia imaterial contida em todas as coisas. Uma espécie de força comunicativa entre matéria e luz.

Ainda há muita divergência, mas também muitos estudos sobre a existência desse quinto elemento, que avança sobretudo na área da física quântica. Todavia, olhando para as abordagens mais holísticas como a da antroposofia, ou mesmo das vertentes orientais, podemos detectar a ideia dessa força vital como parte de toda a estrutura de organização do universo.

A partir disso, podemos começar a imaginar o poder e as aplicações dos óleos essenciais. Sendo tanto expressões concentradas da planta que representam, como a própria materialização da luz, os óleos podem ser utilizados tanto na cura física, como também atuar no campo das emoções e da própria espiritualidade. Cada óleo essencial possui uma combinação bioquímica específica que traduz a sua propriedade curativa.



almanati-lavanda

Como para todo universo natural, o conhecimento a respeito dessas propriedades nos conduzem ao próprio autoconhecimento e empoderamento em relação aos processos vitais, e o funcionamento do nosso corpo. É um mundo interligado e que não prioriza a visão fragmentada e desconexa a respeito das emoções e saúde do corpo. Por isso, cada vez mais, através do olhar para a natureza, podemos promover nossa auto cura e evolução.

Com certeza é preciso estudar, conhecer e ler. Não trata-se de algo superficial, e é preciso muito cuidado no uso e aplicação dos óleos essenciais, sobretudo por serem tão poderosos. No entanto, aliado à isso, esse caminho tem também a ver com o despertar de nossa intuição. Aos poucos, vamos conhecendo as plantas com as quais mais nos identificamos, trazendo seus produtos para perto de nós, e fazendo “alquimia intuitiva” conforme seguimos com nossos momentos, ciclos e biografia!

Ao final dessa nossa primeira “conversa”, gostaríamos de deixar uma sugestão de como usar óleos essenciais, para que você se apresente a luz e comece a interagir com ela despertando seus sentidos.



almanati-calendula

Escalda pés do feminino

Em um recipiente, misture uma mão bem cheia de sal grosso (de preferência rosa), folhas de amora, duas gotinhas de óleo essencial de lavanda, uma gotinha de óleo essencial de gerânio e uma gotinha de óleo essencial de sândalo.

Aqueça água, coloque numa bacia junto com a mistura e coloque os pés.

É importante lembrar que os cuidados naturais devem ser carregados de intenção verdadeira, e para melhores resultados é importante que se crie um ambiente acolhedor e introspectivo. Use sua imaginação criando um espaço onde sua visão e audição também sejam presenteados.

Essa é uma receita criada por nós para que você consiga perceber o poder dos óleos essenciais, entrar em contato consigo mesmo e com sua essência feminina, e despertar sua consciência a respeito do que é essencial. Mas aos poucos, a ideia é que você consiga inventar a partir do conhecimento adquirido e intuição.

Escreva para nós dizendo o que achou, e também o que gostaria de aprender sobre esse universo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *