Ressecamento da pele: porque e como cuidar?

Hidratante corporal

A família de produtos elaborados a base de aloe vera orgânica e biodinâmica da Almanati tem um novo integrante! É o creme para áreas secas que acaba de ser lançado!

Quando nós, Almanati, vamos desenvolver um produto, pensamos em primeiro lugar sobre o aspecto ou processo da pele o qual queremos equilibrar, estimular ou atenuar através dos nossos cosméticos. No caso do ressecamento da pele, por exemplo, nos perguntamos: o que pode ter ocasionado esse ressecamento? O que acontece no nosso corpo que pode tornar algumas regiões mais ressecadas do que outras? Ou então, como relacionar o ressecamento de pele com biografia, fases da vida e infinitas outras circunstâncias que podem ser levadas em consideração? Parece muitas vezes óbvio, mas o fato é que estamos desacostumados a pensar de maneira ampla e holística. O resultado dessa reflexão é sempre uma surpresa maravilhosa!

Feito isso, torna-se muito mais intuitiva, e ao mesmo tempo consciente e embasada, a escolha na natureza de ativos que possam contribuir com os processos naturais do corpo para que a pele reflita saúde e equilíbrio.

Hidratante corporal

A pele é nosso maior órgão, e atua como uma proteção natural para o nosso corpo contra o meio externo. Boa parte dessa proteção é desempenhada pelos lipídios, que formam essa barreira e evitam também que a pele fique desidratada. Uma pele ressecada significa comprometimento dessa proteção e da camada lipídica, fazendo com que a região afetada torne-se áspera, estirada e propensa a rachaduras e coceiras. Quando isso ocorre, também ficamos mais suscetíveis a outros problemas, uma vez que o nosso órgão não está desempenhando bem sua função protetora.

Muitas questões podem causar o ressecamento, tanto do ponto de vista emocional, como é muitas vezes o caso da dermatite atópica, quanto condições externas, como a exposição ao frio, vento ou água em temperatura muito elevada. Há também algumas regiões do corpo que são mais propícias ao ressecamento, como o calcanhar, joelhos e cotovelos, por conta do próprio movimento no dia-a-dia, contato com superfícies, e peso. Além disso, por conta do próprio processo natural de envelhecimento, muitas pessoas podem notar uma progressiva perda de umidade, nutrição e elasticidade.

Independente da causa, quando se manifesta na pele um ressecamento, podemos entender que há uma perda dos lipídios, fazendo com que haja maior exposição e uma perda acelerada de umidade.

Foi levando em consideração todas essas questões – aspectos externos, emocionais e biológicos – que desenvolvemos o nosso creme para áreas secas, que logo se tornou o queridinho de toda a equipe. Os pedacinhos de natureza que escolhemos para sua composição foram:

  • Aloe Vera
  • Hamamelis
  • Manteiga de cupuaçu
  • Cera de abelha
  • Óleo de amêndoas doce
  • Óleo de copaíba
  • Óleo de coco
  • Óleo de calêndula
  • Óleo de girassol
  • Blend de óleo essencial de lavanda (cujo aroma predomina na fórmula), gerânio e alecrim.

 

A combinação de óleos vegetais aliada a manteiga de cupuaçu e a cera de abelha ajudam a restaurar a camada de lipídios da pele, de maneira que ela volte a desempenhar perfeitamente suas funções. Além disso, o hamamélis ajuda a melhorar a circulação da pele, contribuindo na sua nutrição e, na sinergia com a aloe vera, a copaíba e o óleo de coco, acaba também por promover um processo de regeneração e cura.

Como se não fosse o bastante, o blend de óleos essenciais é muito rico, atuando não apenas nos aspectos da pele, e potencializando todos os ativos, mas também nos emocionais, fazendo com que o cuidado proporcionado seja bastante completo. Essa fórmula, para nós, reflete lindamente todo o amor e autoconhecimento que queremos despertar nas pessoas a respeito do corpo, fases da vida, desafios e alegrias!!

Conheça mais sobre esse lançamento Almanati! E se ficou com vontade de experimentar, durante todo o mês de outubro o creminho vai estar com 10% de desconto no site!!

Acompanhe também nossas redes sociais para saber mais sobre cada ingrediente, suas propriedades e tirar dúvidas!

@almanatibr     ⋅     /AlmanatiBR     ⋅     almanatibr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *