Porque a pele resseca?

A pele é nosso maior órgão, e atua como uma proteção natural para o nosso corpo contra o meio externo. Boa parte dessa proteção é desempenhada pelos lipídios, que formam essa barreira e evitam também que a pele fique desidratada. Uma pele ressecada significa comprometimento dessa proteção e da camada lipídica, fazendo com que a região afetada torne-se áspera, estirada e propensa a rachaduras e coceiras. Quando isso ocorre, também ficamos mais suscetíveis a outros problemas, uma vez que o nosso órgão está mais exposto, não desempenhando bem sua função protetora.

 

Porque isso ocorre?
Muitas questões podem causar o ressecamento, tanto do ponto de vista emocional, como é muitas vezes o caso da dermatite atópica, quanto condições externas, como a exposição ao frio, vento ou água em temperatura muito elevada e exposição aos produtos limpantes que usamos no dia-a-dia e que podem romper essa barreira de proteção.
Há também algumas regiões do corpo que são mais propícias ao ressecamento, como o calcanhar, joelhos e cotovelos, por conta do próprio movimento no dia-a-dia, contato com superfícies, e peso.
Além disso, por conta do próprio processo natural de envelhecimento, muitas pessoas podem notar uma progressiva perda de umidade, nutrição e elasticidade.
O fato é que por diversas vezes, mesmo bebendo água, e cuidando da proteção contra todos esses fatores, precisamos da ajuda dos cosméticos para auxiliar na reposição desses lipídios de fora pra dentro, e assim garantir que a pele exerça plenamente todas suas funções. Podemos fazer isso através do uso tópico de produtos com diversos tipos de óleos vegetais e manteigas na formulação. Lembrem-se que é muito importante que qualquer pele (desde as mais sensíveis, até uma pele acneica) esteja hidratada e assim protegida, devido a todos os motivos que falamos acima.

 

Como cuidar?
O primeiro passo é nos perguntarmos: o que pode ter ocasionado esse ressecamento? Posso relacionar com alguns hábitos? O que acontece no nosso corpo que pode tornar algumas regiões mais ressecadas do que outras? Ou então, como relacionar o ressecamento de pele com nossa biografia, fases da vida e infinitas outras circunstâncias que podem ser levadas em consideração? Parece muitas vezes óbvio, mas o fato é que estamos desacostumados a pensar de maneira ampla e holística.
Uma vez que você tenha entendido minimamente essas questões, você pode fazer as melhores escolhas de quais óleos e manteigas utilizar, e até arriscar a pensar nos óleos essenciais de cada produto que podem melhor te ajudar em cada situação. Aqui vão algumas opções pra você:

Óleo corporal hidratante Almanati:

Óleos vegetais: rosa mosqueta, girassol, jojoba, aloe vera em calêndula. Alta emoliência e nutrição, melhora da elasticidade e aparência geral, prevenção de estrias e cicatrizes, aumento do brilho e viço da pele.

Óleo essencial: lavanda. Pode regenerativo, calmante e ansiolítico, ajuda a controlar stress e evitar insônia.
OBS: ótimo para auto massagem durante o banho!

Loção corporal Hidratante:

Óleos vegetais e manteigas: óleo de coco, óleo de amêndoas doce, óleo de gergelim, óleo de jojoba, óleo de calêndula e manteiga de cupuaçu. Nutrição e hidratação de alta permeação na pele, com grande capacidade regenerativa e curativa, além da formação de filme protetor contra perda de umidade. Toque fresco, boa absorção.

Óleos essenciais: ylang ylang, capim limão e copaíba. Juntos, são cicatrizantes, rejuvenescedores, reconfortantes, aliviam tensão emocional e física, ajudam no otimismo, bom humor, leveza e amor. Afastam pensamentos rígidos, e dificuldade de relacionar com o mundo.

Gel creme facial Reequilíbrio

Óleos vegetais: pracaxi e calêndula. Hidratação leve, não comedogênica, super calmente e que auxilia na uniformização da pele e atenuação de manchas.

Óleos essenciais: sândalo, laranja e mirra. Trazem alegria, criatividade, abertura, leveza, estado de paz, além de serem cicatrizantes e antiinflamatórios.

Creme hidratante facial Aloe Vera

Óleos vegetais e manteigas: óleo de gergelim, óleo de amêndoas, óleo de jojoba e manteiga de cupuaçu. Alto poder nutritivo, hidratante e antioxidante, formando uma barreira de proteção contra perda de umidade e melhorando a aparência geral da pele.

Óleos essenciais: cedro, eucalipto e manjericão. Auxiliam no equilíbrio, foco, centramento, conexão com o eu interior, harmonização e lucidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *