No dia primeiro de março de 2023 entrou em vigor a resolução Nº 58 que proíbe o uso de animais vertebrados em pesquisa científica, desenvolvimento e controle de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, que utilizam em suas formulações ingredientes com eficácia e segurança já comprovadas e certificadas. A resolução complementa o artigo 5º da Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008.
Afinal o que significa o termo Cruelty-Free?
O termo Cruelty-Free (livre de crueldade – em português) se refere a um produto que não foi testado em animais em nenhuma etapa de produção ou desenvolvimento antes de ser comercializado.
Com a evolução da tecnologia, métodos alternativos são reconhecidos nacional e internacionalmente. Os processos in-vitro e computadorizados permitem que os produtos sejam devidamente testados poupando a saúde e a integridade dos animais.
Para um produto ser considerado “livre crueldade animal”, não pode ter havido teste envolvendo animais em nenhuma etapa da cadeia – seja dos ingredientes que compõe o produto, no processo de desenvolvimento, ou quando o produto já foi finalizado.
E você sabe a diferença entre Cruelty-Free e vegano?
Para um produto ser considerado vegano, ele não pode conter nenhum ingrediente de origem animal em sua composição. Enquanto o termo Cruelty-Free indica que o cosmético não foi testado em nenhum animal em todo processo de desenvolvimento.
Quando pensamos e falamos sobre os dois princípios é importante saber diferenciá-los, apesar de que muitas vezes essas filosofias estão alinhadas e andam em conjunto.
A ALMANATI É CRUELTY-FREE E VEGANA
Nós da Almanati temos orgulho em oferecer formulações inteligentes, seguras, veganas e sem crueldade animal! Não realizamos testes em animais em nenhuma etapa do processo de desenvolvimento e produção, e as nossas certificações nos garantem que nenhum dos nossos fornecedores realizam testes em animais.
Estamos animados e orgulhosos para um futuro livre de crueldade animal no Brasil! Pequenos passos promovem grandes mudanças, além de disseminar o diálogo sobre o consumo consciente, sustentável e saudável.