Separe o lixo reciclável do orgânico e dos rejeitos
Uma atitude simples que ajuda diretamente na quantidade de resíduos que é destinada aos aterros sanitários.
Os recicláveis irão para a coleta seletiva e ganharão um novo ciclo de vida, então lembre-se de separar os papéis, vidros, plásticos e metais.
Já os orgânicos são biodegradáveis e compostáveis, eles sofrem um processo de decomposição natural, sumindo na natureza em pouco tempo. São eles cascas, sementes e restos de alimentos.
Os rejeitos são o verdadeiro lixo, não são recicláveis e nem compostáveis! Nessa categoria se enquadram o resíduo de banheiro, fraldas, embalagens sujas e espelhos.
Reduza o uso de itens descartáveis
O descarte excessivo de plástico tem um grande impacto na natureza, já que nem sempre todo esse material passa pelo processo de reciclagem.
Aos poucos substitua os copos e garrafas descartáveis por opções mais sustentáveis como o vidro ou alumínio.
Evite o uso de sacolas plásticas
As sacolinhas podem demorar entre quatrocentos a mil anos para se decompor, podendo prejudicar tanto a vida no solo como a marinha.
Levar a própria sacola reutilizável quando for fazer suas compras, ajuda a minimizar o uso excessivo de plástico. Lembre-se de sempre usar sua ecobag!
Não desperdice comida
Para evitar o desperdício em casa, planeje o cardápio e busque comprar somente o necessário. Evite fazer um grande estoque de alimentos, pois são perecíveis e precisam ser consumidos em um curto período de tempo.
Seja criativo e use sobras para preparar outras receitas ou congele os alimentos para o consumo futuro.
Reutilize a água da máquina de lavar
Você pode utilizar essa água em diversas tarefas da sua casa! Seja lavando o quintal, o carro, a bicicleta ou até mesmo usando para dar descarga no vaso sanitário.
Fortaleça o comércio local de pequenos produtores
Priorizar comerciantes locais além de acelerar a economia ao seu redor, também te ajuda a conhecer a procedência do alimento.
A produção em menor escala significa menor impacto na natureza, além de minimizar os recursos necessários para levar o alimento até você.